Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 06-01-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Fórmula Para a Felicidade: 1+1=1

 

Uma pergunta que recebi: Eu sou um egoísta que sente prazer quando o carro do meu próximo explode e sofrimento quando ele compra um carro novo. Onde eu posso conseguir uma fórmula diferente para alcançar a felicidade?

Minha resposta: Se você quer sofrer com as desgraças que ocorrem com o seu próximo, e ficar feliz quando ele estiver feliz, então você deveria se casar com a filha dele - assim, ele será a “sua” família.

Você entende agora? Você precisa de uma conexão com ele, então os Kelim dele se tornarão seus. Se vocês se tornarem uma única família, então você sentirá prazer por todo o sucesso e aquisições dele. Você só precisa conectar seus Kelim aos dele. De outra forma, toda aquisição nova que ele ganhar se tornará uma grande perda para você.

O fato de percebermos os Kelim dos outros como sendo algo externo, permite que ascendamos a um nível diferente. É por isso que a quebra ocorreu. Se agora eu conectar os Kelim externos a mim, eu adquirirei as qualidades do Criador, as quais eu jamais poderia adquirir de outro modo.

O Criador me dividiu em duas partes e me deu a sensação de que uma das partes é estranha para mim. Mas quem realmente são as pessoas estranhas para mim, se todo o universo consiste somente de eu e Ele. Então, uma pessoa “estranha” é somente como o Criador surge para mim. Se agora eu vinculo esse intruso a mim, isso significará que eu adotei as qualidades do Criador.

Ele criou dentro de mim essa divisão artificial de “eu” e “Ele”, onde a parte externa é' chamada “vestimentas e castelos” ou “outra pessoa”. Agora existem duas partes dentro do meu desejo: eu e o próximo, e eu tenho que trabalhar para me unir ao próximo, porque desse modo eu adquirirei as qualidades da doação, ou seja, o amor ao próximo.

Quando eu fizer isso, eu começarei a sentir a mesma coisa em relação ao Criador. Ele está fora de toda essa esfera, mas eu tenho um meio que me permite imaginar e sentí-Lo - eu posso ir do “amar ao próximo” para o “amar ao Criador”, e assim conquistar a conexão com Ele. Quando tivermos a oportunidade de perceber a realidade dividida em duas partes, isso será um privilégio especial e a salvação, porque nos habilitará a tentarmos vincular a parte externa com a interna. De outro modo, não haverá esperança para a nossa situação.

Portanto, nós devemos usar todo esse mundo como um meio para nossa própria correção, visto que o mundo todo foi criado para nós, com o propósito de nos capacitar a alcançar o Criador.


 

Aprenda a Despertar o Amanhecer

 

Uma pessoa em nosso mundo estuda na universidade por muitos anos, faz muitos exames, e sofre quando não entende alguma coisa; porém, mais tarde, quando ela completa os estudos, recebe o diploma, e deixa a universidade, ela nem se lembra: Em primeiro lugar, porque ela estudou? Bem, ela fez isso com o intuito de conquistar certa abordagem em sua área de conhecimento, para ganhar a capacidade de aprender coisas novas. Seu conhecimento anterior não é a base para isso; ele somente lhe dá a abordagem correta que a torna mais capacitada a perceber a “a Luz que Reforma”.

A mesma habilidade é transmitida na espiritualidade de um nível para o seguinte. Assim que eu passo de um nível para outro, eu me torno mais preparado e sensível à Luz e, estou mais apto a atraí-la. Eu não sei o que é a Luz, mas eu já sei como ela funciona. Eu sou capaz de reconhecer isso e, de dentro dos meus desejos, sou capaz de entender como isso deveria vir até mim e como essa influência deveria ser. Até certo nível eu estou preparado para novos e desconhecidos estados. Eu estou apto a invocar a influência da Luz sobre mim, com minha própria concordância. E quando a Luz chegar, eu estarei pronto.

De dentro das minhas qualidades eu já reconheço e desejo a influência correta da Luz. Mesmo na ausência da Luz, nas trevas, durante a transição desse mundo para o mundo vindouro, eu já posso despertar o amanhecer.

Assim, todo o nosso trabalho é mantermo-nos procurando para sempre, pois a procura nos trará novos entendimentos dos níveis futuros.

Até lá, a imagem do nosso mundo não muda. A Luz influencia-o; contudo, ela influencia Malchut, o desejo, de forma a unir ambas as suas partes – a interna e a externa, numa única. A Luz também influencia todos os outros desejos– os nossos desejos espirituais, onde temos liberdade de escolha. Estes são os desejos com que trabalhamos e temos de corrigir. Mas no nosso mundo não há nada para corrigir. Nós só precisamos corrigir a conexão entre as almas. É aí que os nossos desejos se unem num único, e nele revelamos o Criador.

A camada do desejo, onde eu percebo a mim mesmo e o mundo à minha volta, permanece até ao Fim da Correção. Até mesmo o maior Cabalista que ascenda até o último nível (125º) e alcance a Correção Final geral, ainda perceberá este mundo da mesma maneira que você. Ele terá de ir a um doutor para curar o seu corpo, e terá de usar este mundo inteiro e ver a realidade como dividida em interna e externa. Embora ele saiba que na realidade não é assim, apesar disso, ele ainda verá a realidade desta maneira através dos seus sentidos corpóreos, porque este nível de realidade não muda até o absoluto Fim da Correção.


 
 
 
 
 

Páginas Diárias

 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info