Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 31-12-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Não Tenha Medo do Porão

 

Pergunta de um aluno: O Baal HaSulam escreve que estamos no mundo do Infinito. O que é o infinito?

Resposta do Dr. Laitman: O Infinito é a unidade total com o Criador. É um Kli (vaso) que está preenchido infinitamente de Luz. É uma Lei, uma realidade, onde "Ele e Seu nome são um". É a implementação do plano da criação.

O Criador criou este estado infinito. Mas, para permitir que nós conquistemos livremente a nossa própria consciência deste estado, nos foram dadas as sensações que nos fazem sentir como se não estivéssemos nele; nós somos desprovidos da consciência e da compreensão, e estamos num estado de confusão.

Quando um bebê nasce neste mundo gigantesco, nós reduzimos o tamanho de todo o mundo para ele a um pequeno berço. Ao invés de alimentos extravagantes, nós o alimentamos com mingau de aveia, e não lhe damos nada além de brinquedos. Mas tudo isso é para nos certificarmos de que ele crescerá de forma gradual e se desenvolverá corretamente.

O Baal HaSulam dá um exemplo ainda mais duro numa carta a seus alunos: um porão escuro (nosso mundo) onde o filho do Rei é elevado (a pessoa que o Criador escolheu para trazê-lo mais próximo a Ele). É uma metáfora do nosso crescimento espiritual no “porão”, a sensação sombria do nosso mundo.

Às vezes, nós estamos autorizados a sair do porão por breves instantes; então, de repente, nós sentimos o nosso mundo como sendo brilhante. Outras vezes, nós experimentamos a dor espiritual de fazermos esforços infrutíferos. É assim que o Criador nos pressiona a tomarmos uma decisão firme de ascendermos acima de nós mesmos.

Em algum momento, inesperadamente, depois de trabalharmos por muitos anos, nos é subitamente revelada a saída do porão, para um imenso mundo cheio de luz. Este não é o mesmo mundo que costumamos sair de vez em quando, quando sentimos inveja daqueles que são capazes de desfrutar dele. Pelo contrário, é o mundo da Luz. Então, nós percebemos que não havia razão para invejarmos aqueles que pareciam bem sucedidos, porque, na realidade, eles não têm nada.

Por outro lado, nós gastamos toda a nossa vida "no porão escuro" estudando a sabedoria Cabalística e trabalhando em grupo, mas agora nós concluímos a fase de preparação, e saímos para a Luz.


 

Não Existe Essa Coisa de Problema Corporal

 

Algumas vezes durante a aula a pessoa é dominada por pensamentos sobre vários problemas “mundanos”, que parecem que precisam ser resolvidos bem naquela hora. “Mundano” nesse caso significa tudo relacionado com nosso mundo. Os problemas mundanos – isto é, o nosso mundo inteiro – são as condições a partir das quais nós temos que ascender ao mundo espiritual. Se não fosse por esses problemas e dificuldades que se apresentam a nós na forma desse mundo, nós não teríamos sobre o que ascender.

Problemas no trabalho, o banco, o supermercado, com sua saúde, filhos, cônjuge e outros, não são problemas artificiais desse mundo, mas níveis espirituais que descem a esse nível e agora surgem para nós em sua forma oposta. Essa forma oposta somente aparenta ser o banco, o supermercado, saúde, família, trabalho, etc.; na realidade, é o Nível Superior criando condições para nós, as quais nós temos que usar para nos impulsionar ao mundo espiritual. Nós temos que atravessá-los como se atravessássemos um filtro grosso. Nós temos que atravessar essa peneira, porque esse trabalho constituirá o nosso esforço.

Entretanto, se nós tentarmos, veremos que somos incapazes disso e que precisamos da Luz que Reforma. Todas essas circunstâncias são as condições criadas para nós pelo Nível Superior. Assim, quando nós entendemos que estamos sofrendo, que estamos surdos e não desejamos espiritualidade, é quando temos que distinguir o nosso atual estado animado (esse mundo) a partir do ponto no coração, o qual está oculto e ligado a esse mundo. Nós temos que puxar esse ponto debaixo dessa pilha de problemas corporais (ou melhor, o que parecem ser problemas corporais) e pensamentos, e elevá-lo sobre eles.

Se a pessoa se recolhe e continua lendo O Livro do Zohar de forma persistente e contínua, então essa confusão, névoa e incerteza desaparecem, porque a Luz influencia a pessoa. “O que a mente não faz, o tempo faz”, e O Zohar é especialmente poderoso nesse aspecto. Nós só precisamos dar-lhe a oportunidade de fluir livremente através de nós.

À medida que eu leio um parágrafo do Livro do Zohar, eu nem quero lembrar o que aconteceu comigo no passado. Eu já passei por isso e acabou. Enquanto eu leio O Zohar, eu quero experimentar plenamente o que estou lendo; eu quero absorvê-lo completamente, de modo que ele penetrará todas as minhas células. Essas são as minhas expectativas.


 
 
 
 
 

Páginas Diárias

 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info