Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 04-01-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Do Outro Lado da Tela

 

O mundo que nós percebemos não nos foi dado por acidente. Ele resulta da natureza, que engloba duas formas opostas: o Criador e a criação. Quando nós começamos a ascender, nós recebemos este mundo para nos ajudar a nos tornarmos semelhante ao Criador e eliminarmos a diferença entre o ponto de criação ("a existência do nada") e o Criador, ou a diferença entre o Kli e a Luz. Este mundo é um estado percebido pelo ponto de criação, que está separado do Criador e oposto a Ele.

A fim de nos levar ao "outro lado da tela", para nos levar de uma imagem para outra, nos foi dado um meio chamado O Livro do Zohar. Ele é um meio que nos leva de um estado de desunião a um estado de unidade. É por isso nós recebemos o estado que percebemos agora e o estado que devemos alcançar, assim como todos os níveis e etapas que devemos atravessar nesta caminhada, e os meios para fazer isso – O Livro do Zohar, que nos fala sobre a conexão entre os dois mundos, sobre como um mundo reveste o outro. Nenhuma destas coisas é acidental.

Nós devemos nos esforçar no sentido de usar este meio, O Livro do Zohar, para nos transformarmos. Quanto mais este livro nos for revelado, mais nos transformará. Assim, continuaremos avançando, a partir da nossa sensação atual de um ponto preto que revela sua própria natureza e alcança sua oposição à Luz.

Toda a realidade existe dentro deste ponto da criação, ou melhor, a realidade existe em relação a esta percepção do ponto. Este ponto contém todos os mundos e todas as mudanças; tudo está dentro dele. Além disso, este ponto não muda em relação ao Criador que o criou; em relação a Ele o ponto está sempre no melhor estado possível, corrigido. Ele é o único ponto existente da criação, que Ele criou do nada (Yesh Mi Ein).

Quando nós lemos O Zohar, devemos perceber que não estamos olhando para um livro, mas para um mecanismo especial que une os nossos dois estados – o estado atual em que estamos separados do Criador e só conseguimos sentir a nós mesmos, que estamos trancados num ponto preto, e o estado futuro, mais elevado, em que estamos unidos a Ele. Usando uma linguagem ou programa especial, O Zohar nos mostra que ações e mudanças internas nós podemos fazer a fim de nos reestruturarmos interiormente e sermos capazes de receber a Luz que agora está fora de nós.

Então, a nossa estrutura interna será semelhante à Luz, o Criador. Ao mesmo tempo, nós sempre seremos compostos da matéria chamada "o desejo de receber", ou "existência do nada."


 

O Desenvolvimento Espiritual pode Ser Aprendido Com os Bebês

 

Pergunta de um aluno: Como eu posso encontrar as qualidades internas que O Zohar descreve, se eu não entendo nada dele e não consigo me conectar a ele?

Resposta do Dr. Laitman: Nós somos como bebês que não sabem em que tipo de mundo eles vivem, mas estão nas mãos amorosas de suas mães e parentes, que lhes proporcionam tudo que for necessário para o seu crescimento. O bebê só tem que desejar crescer, e a natureza o ajuda fornecendo-lhe esse desejo.

No nosso mundo, ou seja, no nível animado, esse desejo existe naturalmente nos bebês. Até mesmo nos níveis vegetativo e inanimado, bem como no nível animado, que inclui o desenvolvimento físico de uma pessoa neste mundo, há um desejo natural de crescer. No entanto, se quisermos crescer até o nível humano (na espiritualidade), o desejo deve vir de nós.

O desenvolvimento acontece naturalmente nos níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza. Até agora, nós, as pessoas deste mundo, temos nos desenvolvido em todos estes níveis, e o nosso desejo também se desenvolveu nestes mesmos níveis ao longo da história. Mas agora nós temos que ascender ao nível “falante” ou “humano”. O nível humano significa que nós devemos nos desenvolver e alcançar a meta sozinhos. Com base em todos os nossos desejos corporais (por comida, sexo e família) e nossos desejos sociais (por riqueza, fama, poder e conhecimento), temos de desenvolver a nossa própria aspiração pela espiritualidade. Nós começamos com um ponto no coração, mas depois devemos empurrá-lo continuamente para nos desenvolvermos com a ajuda do nosso ambiente.

Para isso, nós precisamos do grupo, porque só ele pode nos dar o desejo para desenvolvermos o ponto no coração. Armados com esse desejo, nós começamos a ler O Livro do Zohar juntamente com o grupo. Quando lermos, devemos desejar nos desenvolver, onde "desenvolvimento" significa encontrar o nosso futuro estado ou sensação no Livro do Zohar. Esta é a única coisa que estamos buscando agora.

Além disso, tudo o que devemos fazer é esperar. Portanto, deseje apenas crescer, como um bebê que naturalmente quer se tornar um adulto. Veja se você consegue acalmá-lo, convencê-lo a não crescer, ou não desejar e exigir isso. Você verá que é impossível detê-lo, porque a natureza o impulsiona a se desenvolver com uma força insuperável. É assim que devemos trabalhar incansavelmente na espiritualidade. Nós devemos estar sempre buscando dentro de nós mesmos, e não devemos nunca relaxar e nunca parar de mudar. Assim, nós vamos realmente crescer. Esta é a única condição e a única coisa exigida de nós.

O sistema existe, mas temos que colocá-lo em movimento com o nosso desejo, a nossa aspiração interior. Sem essa pressão interna que vem de nós, esse sistema não nos influenciará. Ou seja, ele nos influenciará através do sofrimento, a fim de despertar-nos, mas não avançaremos um centímetro por meio do sofrimento enviado a nós do Alto. Nós só podemos avançar por meio do nosso próprio desejo, que vem de baixo, de nós.

Nós podemos estar recebendo dificuldades e problemas perpétuos, e mesmo assim permancermos presos no mesmo lugar, porque estes problemas são insuficientes para que desejemos nos unir ao grupo correto e adquirirmos um desejo de nos desenvolvermos. Apesar das dificuldades, nós ficaremos parados no mesmo lugar. Por si só, as dificuldades não são um sinal de desenvolvimento, mas ao contrário, um sinal de que nós ainda não demos um único passo adiante.


 
 
 
 
 

Páginas Diárias

 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info