Quando Chega o Amanhecer
O Zohar, Capitulo VaYeshev (E Jacó Estabeleceu), Item 114: Não há uma pessoa no mundo que não prove o sabor da morte à noite, e o espírito da impureza está sobre o corpo. Visto que a alma sagrada partiu do homem, o espírito da impureza está sobre esse corpo e ele está violado.
Isto significa que a pessoa tinha uma tela, a Luz da União, a Luz da Adesão, e a qualidade da doação reinava dentro dela. Mas, depois, tudo desapareceu. O Partzuf foi esvaziado; toda a Luz saiu dele. Isto poderia acontecer por uma razão externa ou interna, tal como quando o desejo interno de desfrutar de uma pessoa cresce e uma nova Reshimot começa à emergir nela.
É quando um desejo novo e não corrigido desperta nela e a governa. A pessoa submete-se a ele, e guiada por este desejo começa a pensar sobre a sua vida, sobre a auto-gratificação e como satisfazer este desejo.
Somente se ela se preparou antecipadamente para esta escuridão, para a noite, o estado em que seus desejos a governam, então ela é capaz de reunir todas as forças que a permitem ver a escuridão como um meio para ascender a um novo nível. Então ela faz um verdadeiro pedido para o Alto, à Abba ve Ima, pedindo-lhe que tome conta dela (isto é chamado de “adesão à meia-noite”).
Da meia-noite em diante, ela começa as correções. A pessoa começa a corrigir todo o desejo adicional de desfrutar, que ela recebeu, e no qual sentiu o sabor da morte. Mas agora ela suaviza-o.
Então, a nossa estrutura interna será semelhante à Luz, o Criador. Ao mesmo tempo, nós sempre seremos compostos da matéria chamada "o desejo de receber", ou "existência do nada."
Isto significa que a pessoa avança am direção à manhã quando recebe do Alto a Luz que Corrige, a primeira qualidade de doação. Então, chega o amanhecer. Neste estado, a pessoa começa a sentir a Luz, dado que ela adquiriu uma tela sobre o seu desejo anterior de desfrutar e está agora na qualidade de doação.
É por isso que foi necessário que ela experimentasse o sabor da morte.
O Espelho dos Nossos Desejos
Pergunta de um aluno: Quando eu olho no espelho, vejo a minha própria imagem, e é claro que eu não consigo me comunicar ou trabalhar com ela. Mas quando olhamos para a nossa realidade, nós essencialmente vemos a nós mesmos, ou imagens do nosso desejo.
Resposta do Dr. Laitman: : É por isso que o Baal HaSulam diz que o desejo de uma pessoa está dividido em duas partes – a parte que é percebida interiormente, e a outra parte que parece estar fora. Por um lado, a pessoa percebe a si mesma, e por outro ela percebe o mundo. Esta forma falsa e oposta de percepção foi criada de propósito, para que nós transferíssemos a parte que está fora para a nossa percepção "interna."
O fato é que tudo o que está fora, assim como eu próprio, é na verdade percebido dentro de mim. Não há nada além de um único desejo, um mundo.
Nós não precisamos corrigir a nossa realidade material ou a sensação desta divisão em "eu" e "este mundo", que é a realidade no seu nível mais inferior. Em vez disso, nós devemos unir ambas as partes do desejo ao ascender os degraus da escada espiritual. A realidade em que estamos agora é o último nível, o mais inferior da realidade, e ele não muda quando ascendemos espiritualmente. Ele irá mudar e desaparecer apenas no Fim da Correcção, quando este mundo entrar na correção geral, a sensação unificada dentro de um desejo unificado – o Mundo do Infinito.
Até lá, a imagem do nosso mundo não muda. A Luz influencia-o; contudo, ela influencia Malchut, o desejo, de forma a unir ambas as suas partes – a interna e a externa, numa única. A Luz também influencia todos os outros desejos– os nossos desejos espirituais, onde temos liberdade de escolha. Estes são os desejos com que trabalhamos e temos de corrigir. Mas no nosso mundo não há nada para corrigir. Nós só precisamos corrigir a conexão entre as almas. É aí que os nossos desejos se unem num único, e nele revelamos o Criador.
A camada do desejo, onde eu percebo a mim mesmo e o mundo à minha volta, permanece até ao Fim da Correção. Até mesmo o maior Cabalista que ascenda até o último nível (125º) e alcance a Correção Final geral, ainda perceberá este mundo da mesma maneira que você. Ele terá de ir a um doutor para curar o seu corpo, e terá de usar este mundo inteiro e ver a realidade como dividida em interna e externa. Embora ele saiba que na realidade não é assim, apesar disso, ele ainda verá a realidade desta maneira através dos seus sentidos corpóreos, porque este nível de realidade não muda até o absoluto Fim da Correção.