Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 03-03-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Não é Fácil Admitir Que Somos Egoístas

 

Por que é tão difícil admitir que eu sou egoísta e encontrar o mal dentro de mim?

Como a pessoa é um ser vivo, ela possui uma força protetora. Ela tem que se proteger, proteger sua vida, sua natureza, e seu "Eu", do mesmo modo que a casca (Klipa) protege uma maçã enquanto ela cresce. Se há um defeito na casca, a maçã apoderece sem nunca atingir o estado maduro. Portanto, a casca deve sempre estar lá para protegê-la.

O ego é a Klipa (casca) e deve ser protegido enquanto o desejo cresce dentro dela. Quando o desejo contido dentro dela torna-se pleno, a Klipa pode ser removida e o desejo (a fruta contida dentro dele) usado. Portanto, enquanto nos desenvolvemos, o nosso egoismo nos protege constantemente, não permitindo que percebamos o mal, porque esse mal ainda não é suficiente. Se não existisse a “casca” nós choraríamos e gritaríamos ao Criador como uma criança pequena que chora e chama sua mãe cada vez que algo lhe acontece .

O nosso ego nos prende por dentro, tornando-nos “um coração de pedra”, e nos impedindo de pedir a correção ao Criador. Uma pessoa diz, “ Eu sou um homem e não vou pedir-lhe nada. Além disso, Você fará tudo o que eu quero”. Assim, nós nos opomos ao Criador e empreendemos uma batalha de poder com Ele. É por isso que o Faraó disse: “ Quem é o Criador, cuja voz eu deveria escutar?”. Nós queremos que o Criador faça tudo o que desejamos. Nós não nos dirigimos a Ele com um pedido, mas com uma exigência.

Certamente, a exigência tem que estar presente, mas ela tem que vir do ego maduro e completo, “a inclinação ao mal”. Alcançar isso leva tempo, pois é muito difícil que a pessoa aceite o fato de ser egoísta. Contudo, finalmente, sob a influência da Luz, a pessoa alcança o ponto de quebra, o estado chamado “o portão das lagrimas” onde ela percebe que não possui nada.

Nesse estágio, a pessoa está pronta para qualquer coisa. Ela diz ao Criador, “Faça o que Você deseja. Eu não me importo se não recebo nada. Eu não me importo se não tenho nada. Só permita-me deixar de ser quem eu sou! Leve tudo, mas, por favor, tire-me desse estado! Eu não consigo agüentar isso por mais tempo, pois eu sou oposta à doação”. Este é o ponto da crise interna que tem que ser revelado na pessoa.


 

O Tribunal Superior Exige Apenas Uma Pergunta

 

O que eu devo fazer se depois de uma hora de leitura do Zohar eu consigo passar apenas alguns segundos pensando sobre a Luz Circundante que me traz a correção?

Isto não é bom. Existe uma lenda sobre uma pessoa que morre e vai a julgamento no tribunal superior. Lá, ela é perguntada: “Você se dedicou à Torah e esperou a salvação?”. Não lhe será perguntado mais nada além disso. A Torah refere-se à Luz que Corrige. Então, você desejou isso ou não? No final, esta foi a única razão pela qual você foi enviado a esse mundo. Essa é a única coisa que interessa em toda a sua vida.

Você pode estar estudando Cabala e ter um desejo ardente , mas essa não é sua própria proeza. Isso foi dado a você pelo Criador. Ele lhe trouxe ao grupo Cabalístico e deu-lhe os meios. Mas o que aconteceu depois? O que você fez por si mesmo dentro desse sistema que o influenciou? Você desejou a salvação, a correção? Isto é o que você deverá responder.

Hoje. depois que nós completamos a leitura do Zohar, você é capaz de dizer que estava dentro daquilo que estava sendo lido? É muito tarde para se pensar sobre isso durante o estudo, pois tudo depende da preparação. Você tem que vir preparado para a lição, ardendo com o desejo e a reivindicação, como se você estivesse indo a um médico pedindo-lhe: “Doutor, dê-me algum tipo de remédio! De outra forma, está tudo acabado para mim, pois eu estou me sentindo muito mal!”. Quando você vem para a lição com essa idéia na cabeça, você espera a salvação durante o estudo. Mas se você, inicialmente, vem sem a exigência de receber um remédio porque você não sente a sua maldade, seu egoismo, e sua inutilidade em relação à união com seus amigos, e se você não esta procurando amar o seu próximo, então você também não pensará sobre isso durante o estudo.

Você deve revelar essas deficiências, sua inclinação ao mal, mesmo antes de abrir O Zohar, pois quando você abrí-lo já sera tarde para mudar qualquer coisa. Todo nosso trabalho ocorre durante a preparação. Tudo só depende disso.

A dor deve ser sentida dentro de você, para que você deseje aliviá-la com O Zohar, em vez de tentar lembrar artificialmente que nesse momento você “deveria” pedir pela conexão com o seu próximo. Você não consegue enganar o Criador. Ele lê o que esta escrito dentro do seu coração e vê esse profundo desejo interno que você nem suspeita estar lá'. Enquanto isso, Ele considera: Deveria Ele dar ou não à você uma resposta para esse desejo? Se Ele ajuda o seu avanço espiritual criando a linha media dentro de você, então a Luz te ajuda. Mas se não, a Luz te empurra para o lado oposto através do sofrimento, até que você finalmente conecte tudo corretamente e receba a verdadeira resposta.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info